Viva Giovanni Battista!

Viva Giovanni Battista!

Murilo Oliveira

Brasil, 29 de dezembro de 2023.

São João Batista foi certamente um Judeu Messiânico, e não por outro motivo uso a simbologia da Magen David com a Cruz em seu centro. Coisa que não exclui outra. Dizem as más línguas, que Nossa Senhora de Sion criava meninas e meninos para falar ao povo judeu. Muito embora ao me inspirar para escrever esse artigo quisesse lembrar no aniversário natalício de 90 anos do Cardeal Giovanni Battista Re.

Não me vejo em contradição pelo pouco usual da minha simbologia com o Catolicismo Apostólico Romano. Apenas exponho muito ocasionalmente até aqui, pois muitos presumem ser de uma devoção “Cristão Nova” que poderia ser ocultada. E de fato, como meus sobrenomes, Jambeiro de Oliveira, que são nativos brasileiros, não duvido que aparente ser um “Cristão Novo”. Como de resto, mercadores portugueses no Rio de Janeiro diziam que minha Mãe, de sobrenome Coelho de Oliveira, ou “bicho e arvore” aparenta ser “Cristã́ Nova” tal qual “Coelho” seria uma corruptela de “Cohen”, Sacerdotes Judeus.

A questão é que me é bastante difícil no atual momento falar ao povo judeu além do que já faço habitualmente aqui, e me é um povo amigo e querido. Dizia outro dia entre entes queridos, o judaísmo não é uma nacionalidade, mas um credo.

E enquanto nacionalidade, tenho algumas divergências aparentes em todo o percurso de minhas considerações desde as primeiras horas do Governo Federal passado do Brasil. Vi amigas judias muito queridas se tornarem estridentes na defesa do Presidente da República anterior, chegando inclusive a ir a cultos chamados no Brasil de Evangélicos, que não se mostraram acertados para bela tradição judaica no Brasil.

Hoje o que constatamos é que, politicas pouco acertadas como armar a população brasileira, geraram problemas inacreditáveis para um país com um abismo social imenso. Entenda-se, existem dois tipos diversos de pessoas que adquirem armas, aquelas para sua defesa pessoal, e aquelas que as tornam meios de vida. Quando as primeiras, que as adquirirem para defesa pessoal precisam de dinheiro, vendem suas armas, para as seguintes, que usam essas armas como meio de vida no Brasil. Repito, no Brasil armas são um meio de vida rasteiro e incomodo, e não garantias de segurança como nos esforçamos em pensar.

Então, menos do que criticar aqui a nacionalidade de meus irmãos judeus, e eu acredito piamente no direito dos mesmos de a ter em paz. É esse o ponto! Eu acredito no direito de Israel existir em paz e de forma sólida e una. Quando acendo minhas velas para meu credo mais profundo no Judaísmo Messiânico sem deixar de ser um Cristão Novo brasileiro nato, Católico Apostólico Romano, não nego em nenhum circunstancia o direito dos mesmos terem seu Estado Nacional consolidado. E me atenho as questões do Brasil.

Peço por vida longa de meus Cardeais como aqui lembro desde já do aniversário do Cardeal Giovanni Battista Re por ocasião dos seus 90 anos, e afirmo a importância da extraterritorialidade entre todos nós, dos mais diversos credos. O Estado de Israel me parece fruto de um trauma tão grande, que ainda hoje precisamos meditar sobre isso, e como as vezes não há mais por onde conviver com uma completa inversão de valores, onde existe certamente na figura da Faixa de Gaza, e da Cisjordânia, campos de concentração onde se pretendia dois Estados.

Falar na solução de 1967 de dois Estados deve ser assumido também por países como o Brasil, que sempre argumenta nesse sentido, como parte da falência da representatividade das Nações Unidas, ou uma de suas utopias. Para o que apenas posso dizer que, tenho muita alegria sempre com todo o povo Árabe e Palestino, uma das mais belas culturas presentes no Brasil, são da minha profunda predileção no que nos retribuem de amor no Brasil, e não raro, no Brasil, judeus muito em geral são casados com árabes aqui, por estranho que possa ou não parecer. É o que posso atestar, há aqui um lugar feliz nesse sentido. Se não, pelos muitos aniversários natalícios que teremos que fazer com a incorreções políticas cometidas em tempo recorde no período recente de Brasil.

@CoexistenceLaw

Share this content:

Murilo

Murilo Oliveira is a Brazilian lawyer, the themes proposed here are of variety, without political or religious purposes, as for all those who hold the angelic culture in great esteem. Visit: https://www.flickr.com/photos/198793615@N08

Os comentários estão fechados.