Murilo Oliveira
Brasil, 4 de julho de 2022.
Morreu hoje Dom Cláudio Hummes, aos 87 anos, figura chave no Sínodo para Amazônia. Me lembro que no último Conclave, cerca de um mês antes da escolha de Francisco, eu dizia que precisavamos de um Papa Franciscano, devido a crise mundial, e latino americano devido a Jornada Mundial da Juventude no Brasil.
Defendia Dom Cláudio Hummes em diversas instâncias, a ponto de lançar dez dias antes do Conclave começar uma… como posso chamar? Suposta fakenews que dizia: “Habemus Papam: São Francisco de Assis”. Qual não foi a minha surpresa quando ao final do Conclave dez dias depois, Dom Claudio Hummes aparece ao balcão, para anunciar, que Jorge Mario Bergoglio, era agora o Papa Francisco.
Bem sabia que na Conselho Episcopal Latino-Americano, esse ainda Jorge Mario fazia muito sucesso aqui em Aparecida, a ponto de eu sugerir que na ultima prateleira da loja do museu de Aparecida, naquela ocasião, deviamos colocar uma imagem de São Jorge no lugar mais alto. Mas não esperava que o Argentino fosse tão longe com a “Mão de Deus”. Hoje ele desmente que vá renunciar, mas obviamente estamos muito consternados por perder esse que sempre foi na verdade uma “Mão Amiga” inclusive para os povos da Amazônia.
Descanse em paz!
@CoexistenceLaw
Share this content: