Clima de “Já Ganhou”

Clima de “Já Ganhou”

Murilo Oliveira

Brasil, 10 de abril de 2022.

A essa hora da noite no Brasil já podemos constatar os resultados do primeiro turno Francês. Com 93% dos votos contados, o centrista Emmanuel Macron tinha 27,4% dos votos apurados, e a ultradireita de Marine Le Pen 24,1% dos votos apurados. Enquanto a ultraesquerda Jean-Luc Mélenchon que ficou na frente entre jovens de 18 a 34 anos Franceses, alcançou 21,4%.

Aqui quero pontuar assuntos Brasileiros, e isso nos remete ao numero de pessoas habilitadas a votar na França e que não o fizeram. Nessa eleição de hoje esse índice foi muito alto, ao que consta até o momento da apuração 26% é a estimativa de abstenção. Importante ressaltar que o voto não é obrigatório na França.

O que quero dizer? O caso de 2002 na França é bastante emblemático da maior abstenção da história da França, 28,4% em 2002. E o que aconteceu nessa eleição de 2002? Havia um clima de “Já Ganhou” em relação a Lionel Jospin, e o que houve foi o não comparecimento maciço se seu eleitorado, fazendo com que Jospin não chegasse nem mesmo ao segundo turno, quando Jean Marie Le Pen provavelmente por essa abstenção do eleitor de Jospin chega ao segundo turno para disputar com Jacques Chirac.

O que extraímos daqui? Que na realidade ninguém pode ser tomado pelo clima de “Já Ganhou”, bem como o voto facultativo em tese dispensa eleitores da esquerda. Mas isso é meramente uma tese, o fato consiste em ter um resultado que não condiz com maiorias sólidas. O “Homem Simples” também é eleitor da extrema direita, são hoje na França a ultradireita e ultraesquerda parecidos em alguma dimensão dos fatos. Ainda que possivelmente como em 2002, quando o eleitor de Jospin correu no segundo turno para Chirac, possa se aventar novamente esse movimento supostamente lógico.

Sólido é dizer que o clima de “Já Ganhou” prejudica qualquer das hipóteses, da mesma forma que resulta em abstenção em alguns lugares. Não foi no passado recente absolutamente estranho que o jovem Londrino cosmopolita e ligado em suportar o seu local, aquela coisa de gente ecológica e multicultural, dando por certa a permanência na União Europeia, tenha deixado apenas senhoras idosas do interior do Reino Unido votar e tenha sido abstenção.

@CoexistenceLaw

Share this content:

Murilo

Murilo Oliveira is a Brazilian lawyer, the themes proposed here are of variety, without political or religious purposes, as for all those who hold the angelic culture in great esteem.

Os comentários estão fechados.