Murilo Oliveira
Brasil, 28 de maio de 2023.
A essa altura já temos uma ciclo Olímpico bastante adiantado rumo a Paris 2024 e por que não dizer Los Angeles 2028, onde os dois esportes que debutam como Olímpicos que são o Surf e o Skate, que tem uma cultura própria, na qual o Brasil é um dos seus protagonistas, se mostram incrivelmente belos, até mesmo para alguém como eu que sempre gostou muito das tradições marciais Olímpicas como a Equestre e a do Judô.
Demanda uma compreensão maior, o Surf e o Skate, do que eles representem para tradição Olímpica, que é por exemplo de – Armísticios – para o que eu acredito que seja o que me dedico nas minhas meditações mais em geral. As vezes não temos a solução para uma paz duradoura, mas conseguimos por um pequeno intervalo de tempo a paz possível. E isso por exemplo é um sentimento pleno em meio as minhas reflexões quando paro para torcer pelo Time Brasil de Surf e Skate.
Tanto Surf e Skate no mais profundo de suas culturas tradicionais, embora ainda aparentemente jovens para os Jogos Olímpicos de Verão, representam a paz em sua essência. Representam o que as vezes, quando tento falar da minha fé Cristã do Vale do Paraíba, algo que ainda merece mais esforços, entre por exemplo um Culto de Mãe fortíssimo em Aparecida, e um Culto de Filho ainda nascente em Guaratinguetá. Cidade essa que desde meados dos anos 80 é considerada uma Meca desse esporte, que vem sendo reinventada na região por esforços por exemplo como da Pâmela Rosa através de campeonatos amadores muito bem organizados, e muito prestigiados, que em breve vão para sua terceira edição.
Esse tipo de representação Olímpica de Paz ainda nascente entre todos nós, mas já muito sólida em nossos corações e de nossos jovens, é o que nos interessa de sobremaneira. Tanto no resgate de nossos jovens para futuros brilhantes e autênticos, como podemos observar por exemplo o que Sky Brown representa hoje em termos de Cultura de Paz, Culto de Filho, que pratica skate, surf, dança, e anima toda uma tribo com sua autenticidade, sua personalidade terna, seu exemplo de vida e de saúde, de alegria irreverente como os jovens são e sempre serão. Sobretudo, capazes entre si de compreender uns aos outros, e se irmanar numa tribo que se torna nesse ponto da história a simbologia plena do que precisamos para o mundo hoje: Paz e Bem!
@CoexistenceLaw
Share this content: