Murilo Jambeiro de Oliveira
Brasil, 10 de abril de 2025.
A imprensa internacional, a principio diz que o Presidente Donald Trump ajuda muito a Presidente Mexicana de esquerda. A questão é: as fabricam podem ir para o México. Mas virão para o Brasil? No Brasil esses 90 dias de produtos chineses mais baratos é festa, em relação a inflação, mas no horizonte precisamos pensar se vamos ganhar alguma fabrica ou ter desindustrialização completa. A industria do aço no Brasil não é tão grande, meu velho pai, engenheiro metalúrgico formado na CSN, diz há muito tempo que se tem preferido comprar minério de ferro do Brasil do que aço acabado.
A questão talvez seja, os Americanos estão se propondo mais alguns empregos lá, como fritar hambúrguer, costurar, fazer faxina, ser baba, fazer unha, que tradicionalmente eram dos imigrantes, por isso a questão da imigração. Mas quanto mais a esses empregos eles vão se propor? E quantos empregos mais geram numa fabrica novinha em folha com tudo sendo automatizado?
No Blog CoexistenceLaw em “Filé de Contra*” ( https://coexistencelaw.org/?p=834 ) eu faço um Post scriptum: Obras historicamente mal traduzidas do alemão (notadamente da “Ideologia Alemã de Karl Marx) para o português dão conta em outro momento histórico, certamente de mesma feita como já tentei e as vezes tento trazer para o tempo atual um recorte ou outro de autores clássicos, da chamada “dicotomia campo-cidade”. Eu já me propus aqui a falar por exemplo como um mesmo perfil de liderança pode abrigar padrões de leituras muito dispares, como em “Pattern Reading” ( https://coexistencelaw.org/?p=36 ) nesse mesmo Blog CoexistenceLaw, e não pretendo recorrer novamente a autores controversos em especial o que não tenha me valido da leitura tão bem, e nesse caso específico por nem dispor de boa tradução durante muitos anos no Brasil. Mas acredito que entre essa postagem, “Por Onde Andei” ( https://coexistencelaw.org/?p=829 ), e “Pranto de Poeta” ( https://coexistencelaw.org/?p=413 ) nesse mesmo Blog CoexistenceLaw, consigo ilustrar com recursos claros como isso ainda se dá nos dias de hoje em padrões brasileiros.
E depois de tacar Caio Prado Junior na lembrança no Blog CoexistenceLaw em “RIP Caio Prado Junior” ( https://coexistencelaw.org/?p=805 ), lembrei de Milton Friedman no Blog CoexistenceLaw ( https://coexistencelaw.org/?p=1371 ) e a Estagflação que está agora na moda, que é a inspiração de Elon Musk mais que habitual. Qual é o ponto? A pressão inflacionária pela maior demanda do agro não arrefece, e quanto a tudo, que não seja entendido com partidarismo absurdo ou fútil, se entenda que há ainda uma imensa diferença entre o Campo e a Cidade no Brasil, notável em episódios e afins, que na realidade padece de um tremendo absurdo de não ter gente qualificada de nenhuma espécie que dê conta dos dois perfis, se é que isso é possível em política. Você ter na sua base dois eleitores absurdamente divergentes, sem conciliação nacional, faz de um Presidente, ou de qualquer politico, uma completo maluco, e se ele for um idiota, uma sucessão de idiotices populistas.
@CoexistenceLaw
Share this content: