O Céu é o Limite

O Céu é o Limite

Murilo Oliveira

Brasil, 23 de dezembro de 2021.

Sobre as eleições em Hong Kong, é algo que eu tento entender há longos anos, que uma coisa me resta claro. Se uma ilha perder contato com o continente próximo, ela sofre. Isso é o que parece lógico.

Estando a Mamãe assim disponível em casa, devo dizer que havia nos Estados Unidos duas visões de mundo, e em que conste uma no mundo sobre os Estados Unidos. Essa uma no mundo sobre os Estados Unidos é que ela é potencia decadente, ou em crise. As duas Americanas são, primeiro a dos Republicanos, que achavam que podiam pressionar a China com a ajuda da Rússia. Que eu acho ingenua. E a de Democratas, que Rússia e China não vão se descolar do mapa, e um reordenamento baseado na OTAN mais forte, pode manter algum equilíbrio por algum tempo, que é a minha.

Seguindo a tradição da diplomacia brasileira mais milenar, a gente é meio termo em relação a isso. Não há um motivo muito especifico para ser inimigo de nenhum dos lados.

O único que eu considero para ser partidário, na linha daquele que com quem pareço, que é Gramsci, são das afinidades culturais. Eu as acho muito mais pronunciadas do lado de cá do que do lado de lá. Na linha do que chamo com pragmatismo e forma própria, de hegemonia cultural.

Tivemos três eleições seguidas que geram algum novo arranjo, dos Estados Unidos, da Alemanha, e agora de Hong Kong.

E dentro desse universo da OTAN, eu acredito que a França tenta fazer mesclas, e eu não vejo erro nisso. O que eu vejo é o limite do reacionarismo conservador, que sempre vem como contra onda.

Deu Estados Unidos no Brasil, deu França, deu Alemanha, deu Rússia, deu China, é essencialmente com o que não me importo tanto, pois meu povo passa ali todo dia para levar comida desse pequeno trecho aqui até aquele pequeno trecho ali. Não conheço tão bem a situação de Hong Kong, mas ao que dizem existe um norte econômico entre as pessoas que: o agravamento de relações com China Continental pode não ser bom. A preocupação é quanto a liberdades civis. Mas no fundo, como minha Mãe sempre disse: quando a miséria entra pela porta, a felicidade salta pela janela.

@CoexistenceLaw

Share this content:

Murilo

Murilo Oliveira is a Brazilian lawyer, the themes proposed here are of variety, without political or religious purposes, as for all those who hold the angelic culture in great esteem.

Os comentários estão fechados.